Moradores do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, transportaram pelo menos 50 corpos para a Praça São Lucas durante a madrugada desta quarta-feira (29), após a operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro. As informações são do G1.
A situação se desenrolou na Estrada José Rucas, uma das principais vias da região, onde os corpos foram depositados pelos residentes locais. O episódio ocorre um dia após uma operação policial que, segundo dados oficiais do governo do Rio de Janeiro, resultou em 60 óbitos em confrontos.
* Os corpos foram encontrados inicialmente na área de mata da Vacaria, localizada na Serra da Misericórdia, principal local dos confrontos entre forças de segurança e traficantes.
* Moradores da região relatam que ainda existem mais corpos no alto do morro, não contabilizados nas estatísticas oficiais.
* O secretário da PM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, confirmou ter conhecimento da situação dos corpos na praça e informou que está investigando o ocorrido.
O ativista e morador local Raull Santiago, que participou da remoção dos corpos da área de mata, expressou seu choque com a situação: “Em 36 anos de favela, passando por várias operações e chacinas, eu nunca vi nada parecido com o que estou vendo hoje. É algo novo. Brutal e violento num nível desconhecido”.