Ministro ressalta capacidade da Petrobras de explorar a Amazônia

Ministro ressalta capacidade da Petrobras de explorar a Amazônia

Ministro Jader Filho destaca capacidade da Petrobras para exploração na região após liberação do Ibama para estudos iniciais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu autorização para início dos estudos exploratórios na Margem Equatorial, região com potencial estimado de 16 bilhões de barris de petróleo. A área, considerada o “novo Pré-Sal da Amazônia”, se estende do Amapá até o Rio Grande do Norte.

O ministro Jader Filho esclareceu durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que o momento atual é dedicado apenas aos estudos preliminares. “Ninguém vai iniciar o processo de exploração neste momento. O que estamos fazendo é um processo de estudo para entender o que tem lá embaixo; e que reserva é essa a que o Brasil tem direito”, explicou.

A autorização específica concedida pelo Ibama refere-se à perfuração de poços para pesquisa exploratória no bloco FZA-M-59, localizado a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa do Amapá. A região tem potencial para produção de 1,1 milhão de barris por dia.

O ministro destacou que outros países da região já iniciaram explorações em suas respectivas áreas da faixa equatorial, defendendo o direito do Brasil de também avaliar, de forma responsável, as possíveis riquezas existentes. Segundo ele, a autorização só foi concedida após garantias de que os estudos não afetarão o meio ambiente.

A decisão, no entanto, não é unanimidade. O licenciamento para possível exploração da Margem Equatorial enfrenta resistência de ambientalistas e cientistas, que criticam o aval do Ibama. Organizações da sociedade civil e movimentos sociais anunciaram que pretendem recorrer à Justiça, alegando irregularidades e falhas técnicas no processo de licenciamento.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS