Ministro da Defesa de Israel suspende estado de emergência nas proximidades de Gaza

Ministro da Defesa de Israel suspende estado de emergência nas proximidades de Gaza

Ministro da Defesa israelense suspende estado de emergência nas áreas próximas à Faixa de Gaza, sinalizando melhora nas condições de segurança da região

Israel Katz suspende estado de emergência em áreas próximas à Faixa de Gaza, marcando uma mudança significativa na situação de segurança da região desde os ataques de 7 de outubro.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciou nesta segunda-feira (27) o fim do estado de emergência nas localidades próximas à fronteira com Gaza, uma medida que estava em vigor desde o ataque do Hamas em outubro. A decisão reflete uma nova realidade em termos de segurança no sul do país e coincide com o atual cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

O estado de emergência, que abrangia áreas em um raio de até 80 quilômetros de Gaza, concedia às autoridades poderes especiais para garantir a segurança dos civis. Entre as medidas implementadas estavam restrições à circulação, fechamento de centros escolares e controle sobre a evacuação de produtos perigosos.

A suspensão da medida representa um retorno gradual à normalidade, com a gestão da vida cotidiana voltando às mãos das autoridades civis. Os moradores que haviam deixado a região após o ataque de 7 de outubro já receberam autorização para retornar às suas residências.

“Decidi adotar a recomendação [do Exército israelense] e suspender, pela primeira vez desde 7 de outubro, o estado de emergência na frente interna”, declarou Israel Katz em comunicado oficial de seu gabinete.

Esta mudança ocorre em um momento em que um cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos, permanece em vigor no território palestino desde 10 de outubro, sinalizando uma possível estabilização da situação na região.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS