Ministério Público do Trabalho recomenda que iFood passe a pagar INSS dos entregadores

Ministério Público do Trabalho recomenda que iFood passe a pagar INSS dos entregadores

Ministério Público do Trabalho recomenda que empresa arque com contribuições previdenciárias dos entregadores sem repassar custos aos trabalhadores

O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu uma recomendação ao iFood para que a empresa assuma o pagamento das contribuições previdenciárias de seus entregadores. A medida visa garantir a inclusão desses profissionais na rede de proteção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem repassar os custos aos trabalhadores.

A iniciativa busca assegurar direitos fundamentais como aposentadoria, auxílio-doença e cobertura em casos de acidentes para os entregadores da plataforma. Segundo o procurador Ilan Fonseca, vice-coordenador nacional de Combate às Fraudes na Relação de Emprego no MPT, “o objetivo é fazer a proteção social sem nenhum tipo de ônus para os entregadores, considerando que a omissão foi da plataforma”.

Principais pontos da recomendação:

* O iFood deverá realizar o recolhimento retroativo das contribuições previdenciárias desde o início de suas operações no Brasil
* A empresa precisará reter e repassar ao INSS 11% da remuneração de cada entregador
* Será necessário efetuar o pagamento da contribuição patronal de 20% sobre os valores pagos aos trabalhadores

Um estudo realizado pela Fundacentro em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) revelou dados alarmantes sobre a segurança dos entregadores. O levantamento mostrou que 58,9% dos profissionais entrevistados entre 2021 e 2023 já sofreram acidentes de trânsito, assaltos, tiros ou agressões durante o trabalho, sendo os motociclistas os mais afetados (63,6%).

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS