Um feito histórico na medicina brasileira colocou o Dr. Leandro Totti no Guinness Book após realizar uma telecirurgia robótica entre o Kuwait e o Brasil, estabelecendo o recorde de maior distância geográfica entre médico e paciente durante um procedimento cirúrgico.
Em setembro, o Dr. Leandro Totti, operando do Hospital Aldiaber, no Kuwait, realizou com sucesso uma cirurgia de hérnia inguinal em um paciente localizado no Hospital da Cruz Vermelha, no Paraná, a uma distância de 12 mil quilômetros.
“Qual era a primeira etapa? Provar que a cirurgia era segura e factível, dentro de um ambiente de pesquisa e ensino”, explicou Leandro Totti sobre o procedimento pioneiro. A descoberta do possível recorde veio através da equipe de telecomunicações, como relatado pelo médico: “Um dos caras da telecomunicação disse: “Olha, pessoal, eu acho que essa telecirurgia que vocês vão fazer é a mais longa do planeta””. As informações são do Fantástico.
A segurança do procedimento foi garantida pelo baixo tempo de resposta entre os comandos do cirurgião e a execução pelo robô. “Nós conseguimos, durante toda a nossa cirurgia, manter esse delay abaixo de 0,194. Então foi muito seguro para o paciente”, afirmou Leandro Totti.
O sucesso desta operação se soma a outros avanços recentes na medicina brasileira. Em outubro, foi realizada a primeira telecirurgia robótica nacional, conectando São Paulo a Porto Alegre. O procedimento, uma cirurgia de próstata em um paciente de 73 anos, foi conduzido pelo urologista Rafael Ferreira Coelho, demonstrando o potencial da tecnologia para ampliar o acesso a cirurgias minimamente invasivas pelo SUS.
O sistema robótico utilizado nestas cirurgias é composto por duas unidades principais: uma parte operacional junto ao paciente, equipada com braços e pinças cirúrgicas, e um console de controle operado pelo médico, similar a um joystick de videogame.