Lula diz que traficantes são “vítimas dos usuários”, mas se retrata nas redes sociais

Lula diz que traficantes são “vítimas dos usuários”, mas se retrata nas redes sociais

Em visita à Indonésia, presidente brasileiro faz declaração polêmica sobre narcotráfico e critica atuação militar dos EUA no Caribe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gerou polêmica durante entrevista coletiva em Jacarta, na Indonésia, ao declarar que traficantes de drogas são também vítimas dos usuários. A declaração foi feita durante comentários sobre a atuação militar dos Estados Unidos no mar do Caribe.

Durante sua viagem oficial ao sudeste asiático, Lula criticou a postura americana em relação ao combate ao narcotráfico na Venezuela, enfatizando a importância do respeito à soberania territorial e à autodeterminação dos povos.

“Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros, sem levar em conta a constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, a soberania territorial”, afirmou o presidente brasileiro.

Em sua análise sobre o combate às drogas, Lula sugeriu que seria mais eficaz focar nos usuários domésticos. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Ou seja, tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra”, declarou.

O presidente brasileiro tem encontro programado com o presidente dos Estados Unidos na Malásia, onde pretende abordar a questão do tráfico na Venezuela, argumentando sobre a necessidade de reduzir a polarização mundial.

Presidente se retrata

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma retratação pública nesta sexta-feira (24/10) após ter gerado polêmica ao afirmar que traficantes de drogas seriam “vítimas dos usuários”. O presidente admitiu que sua declaração foi uma “frase mal colocada” e buscou esclarecer sua posição sobre o tema.

Em sua retratação, Lula destacou ações concretas de seu governo no combate ao crime organizado, incluindo o que chamou de “maior operação da história contra o crime organizado”, o encaminhamento da PEC da Segurança Pública ao Congresso e os recordes em apreensão de drogas no país.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, afirmou o presidente. 

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS