Lewandowski nega pedido formal do Rio para megaoperação que deixou 64 mortos

Lewandowski nega pedido formal do Rio para megaoperação que deixou 64 mortos

Ministro da Justiça afirma que governo federal atende a todas as solicitações do estado e que responsabilidade pela segurança é “das autoridades locais”

Em meio à maior operação policial letal da história do Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira (28) que não recebeu nenhum contato do governador Cláudio Castro para tratar da ação.

A megaoperação, batizada de “Operação Contenção”, foi realizada contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, resultando em pelo menos 64 mortos e 81 presos, segundo o Palácio Guanabara. Quatro policiais estavam entre os mortos.

Falta de contato formal

Lewandowski, que fez a declaração durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Ceará, foi enfático: “Não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro, enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública, para esta operação, nem ontem, nem hoje, absolutamente nada”.

O ministro destacou que a responsabilidade constitucional pela segurança pública é dos estados e que as forças federais têm competência “muito limitada”. Ele afirmou, no entanto, que o governo federal atendeu a um pedido anterior do governador para transferir líderes criminosos para penitenciárias federais.

Governador diz que estado está “sozinho”

Mais cedo, o governador Cláudio Castro havia feito um pronunciamento dizendo que o Rio de Janeiro está “sozinho nessa guerra”. Ele defendeu que a situação atual “transcende” a segurança pública comum e classificou a ação como “uma operação de defesa”, enfatizando a necessidade de maior integração com as forças federais.

A operação, que mobilizou cerca de 2.500 agentes, gerou represálias do tráfico em várias partes da cidade, com a formação de barricadas e queima de veículos, causando transtornos no trânsito.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS