O Papa Leão XIV manifestou otimismo neste domingo (5) em relação aos recentes desenvolvimentos nas negociações de paz em Gaza, destacando progressos significativos nas tratativas para encerrar o conflito na região.
Durante uma missa no Vaticano, o líder da Igreja Católica compartilhou sua perspectiva sobre os avanços diplomáticos no Oriente Médio, enfatizando a importância de se alcançar uma resolução pacífica para o conflito que assola a região.
O pontífice expressou esperança nos resultados das negociações, após o Hamas ter aprovado um plano de paz proposto pelo presidente americano Donald Trump, visando encerrar dois anos de conflito. “Nas últimas horas, em um contexto dramático no Oriente Médio, foram realizados avanços significativos nas negociações de paz, que espero que conduzam aos resultados esperados o mais rápido possível”, declarou.
Em seu pronunciamento, Leão XIV fez um apelo direto às partes envolvidas: “Apelo a todas as pessoas envolvidos a se comprometerem neste caminho com o cessar-fogo e a libertação dos reféns” para alcançar “uma paz justa e duradoura”.
O Papa também manifestou preocupação com duas questões cruciais: o crescimento do antissemitismo global e a situação humanitária em Gaza, declarando-se “profundamente entristecido pelo grande sofrimento enfrentado pelo povo palestino em Gaza”.