João Fonseca, tenista brasileiro de 19 anos, alcançou um feito histórico ao se classificar para a final do ATP 500 da Basileia, tornando-se o primeiro brasileiro em 15 anos a disputar uma decisão nesta categoria de torneio. Com a classificação, o carioca já garantiu sua melhor posição no ranking mundial, atingindo o 34º lugar.
“É uma honra estar fazendo história para o Brasil, um país que eu amo muito, que eu adoro representar. É seguir fazendo história para o nosso país. Feliz de estar numa final, mas obviamente querendo esse título”, declarou o jovem tenista ao saber do feito histórico.
A trajetória de João Fonseca em 2025 tem sido notável:
* Iniciou o ano na 130ª posição do ranking mundial
* Conquistou seu primeiro título ATP em fevereiro, vencendo o ATP 250 de Buenos Aires
* Superou a meta inicial de alcançar a 35ª posição no ranking
* Pode atingir o 28º lugar caso vença a final, entrando pela primeira vez no top 30
“Foi um ano de muito altos eu baixos, eu diria. Mas mais altos do que baixos. Muita experiência, muita coisa boa, e a gente priorizou bastante em quais torneios a gente iria jogar. Para a minha cabeça, para o meu físico”, refletiu Fonseca sobre sua temporada.
Na final, marcada para domingo, João Fonseca enfrentará o espanhol Alejandro Fokina, número 18 do mundo e oitavo cabeça de chave do torneio. Fokina avançou à decisão após a desistência de Ugo Humbert quando vencia por 7/6 (7/4) e 3/1.
“Feliz com a minha performance, feliz de estar terminando o ano de uma boa maneira, com um bom nível… e é isso. Vamos com tudo para ganhar esse troféu. Terminar o ano bem e começar o ano que vem melhor ainda”, concluiu o brasileiro, demonstrando confiança para a decisão.