Um grave acidente na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco, resultou em 17 mortes na noite de sexta-feira (17). O ônibus de turismo transportava passageiros da cidade de Brumado, na Bahia, e do Norte de Minas Gerais, que retornavam do polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu quando o motorista perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e colidiu com rochas. Na tentativa de retornar à pista, o ônibus atingiu um banco de areia e tombou, provocando a ejeção de alguns passageiros. O condutor alegou que uma falha no sistema de freios causou o acidente, afirmando que trafegava em “velocidade normal”.
* O resgate envolveu 23 militares e cinco viaturas especializadas do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), incluindo unidades de resgate, salvamento, combate a incêndio e apoio operacional.
* A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) confirmou que “os 17 corpos encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) já foram identificados pela perícia papiloscópica”.
* Das 17 vítimas fatais, 15 corpos já foram liberados aos familiares, enquanto dois ainda aguardam retirada no IML do Recife.
* Dezenas de passageiros ficaram feridos, com 17 ainda internados, sendo seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O proprietário da Funerária Norte Minas, Flávio Silva Nunes, informou que está providenciando a documentação necessária para o traslado dos corpos. A viagem até o Norte de Minas deve durar aproximadamente 22 horas.
A Polícia Civil, através da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, instaurou inquérito para investigar as causas do acidente. O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, informou que a investigação completa pode durar até 30 dias, incluindo perícias no local e no veículo.