O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, apresenta queda significativa nesta quinta-feira, 2, refletindo preocupações com a paralisação do governo americano e incertezas no cenário político-econômico global.
A aprovação do projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para ganhos até R$ 5 mil não foi suficiente para impulsionar o mercado acionário brasileiro. O índice opera próximo às mínimas, pressionado por fatores externos e internos.
* A paralisação do governo dos EUA, iniciada na madrugada de quarta-feira, compromete a divulgação de importantes indicadores econômicos, incluindo os pedidos de auxílio-desemprego e o payroll.
* Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, alertou sobre possíveis impactos negativos no PIB americano. Segundo a S&P Global, o shutdown pode reduzir até 0,02 ponto percentual do PIB por semana.
* “Em relação ao shutdown nos Estados Unidos, hoje é feriado judeu, então não vai ser discutido nada disso no Congresso americano. Então, a discussão fica mais para amanhã ou segunda-feira. Pelo que temos visto, isso pode perdurar, igual foi em 2019, mais de 35 dias”, explica Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3.
* O plenário da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o projeto que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil, uma promessa de campanha do presidente Lula.
* O ministro Fernando Haddad demonstrou otimismo: “Eu acredito que nós vamos ter um apoio tão grande no Senado quanto tivemos na Câmara, com uma votação histórica de 493 votos, sem nenhum voto contra”.
* Especialistas avaliam que, apesar de positiva, a medida gera preocupações quanto ao modelo de compensação. Segundo Erlan Valverde, especialista em Direito Tributário, a compensação recai sobre empresas que já enfrentam elevada carga tributária.
Às 11h32, o Ibovespa registrava queda de 0,82%, aos 144.227,40 pontos, com apenas cinco ações em alta entre as 84 listadas. As bolsas de Nova York também apresentavam movimento majoritariamente negativo, com exceção do Nasdaq, que subia 0,29%.