Vítima, que inalou fumaça, recusou atendimento médico após ser resgatada pelos bombeiros com uso de escada. Causa do fogo teria sido superaquecimento de chaminé que incendiou pneus
Um incêndio em uma borracharia no bairro Padre Eustáquio, região Noroeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (20), deixou um homem ilhado no beiral do prédio e provocou cenas de tensão. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h30 para controlar as chamas na Rua Dom Pedro II, nº 3.111, no sentido Centro, no estabelecimento conhecido como Rio Pneus.
De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo começou no terceiro e último pavimento do edifício comercial, local onde funcionava uma estufa de pintura. A causa do sinistro teria sido o superaquecimento de uma chaminé de aço galvanizado. Dois pneus que estavam encostados na estrutura pegaram fogo, e as chamas se alastraram para outros materiais inflamáveis do ambiente.
Fuga desesperada e resgate com escada
Com o rápido avanço do fogo, as chamas bloquearam a única via de acesso do andar – uma escada –, deixando um homem, que era a única pessoa no local no momento, “encurralado”. Para escapar do intenso calor e da fumaça, a vítima pulou pela janela e conseguiu se abrigar no beiral ou marquise do prédio, local onde aguardou o resgate.
A estratégia dos bombeiros para salvá-lo foi a utilização de uma escada, posicionada até o segundo andar. Por ela, o homem, que havia inalado fumaça, desceu em segurança. Apesar do susto, ele recusou ser conduzido para uma unidade de saúde e foi liberado no local.
A operação de combate ao fogo e rescaldo – procedimento para evitar que o incêndio se reacenda – foi dada como encerrada às 11h05, com a confirmação de que todos os riscos haviam sido eliminados. Segundo os bombeiros, não há danos estruturais aparentes no imóvel.
A via onde ocorreu o incêndio chegou a ter um de seus sentidos interditado durante os trabalhos, mas o tráfego já foi normalizado.