Um jovem identificado como Iago, que morava há 7 anos em EatonTown, New Jersey, foi localizado após fugir de uma UPA em Vespasiano, Minas Gerais. O incidente ocorreu após sua deportação dos Estados Unidos, gerando momentos de angústia para seus familiares.
Segundo relatos, Iago era um profissional formado em TI que buscava experiência no exterior. Após ser deportado, ele foi encaminhado ao Hotel Ibis Style de Confins, como parte do programa de acolhimento do Governo Federal.
* Durante a recepção do voo de repatriados, Iago passou por avaliação da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (Forsuas) e de um psicólogo da Organização Internacional para as Migrações, que identificaram sinais de surto psicótico e delírios
* Na manhã seguinte, uma nova avaliação indicou necessidade de intervenção médica, resultando no acionamento do SAMU e posterior internação
* O jovem conseguiu fugir da UPA de Vespasiano, sendo posteriormente localizado após fazer contato com seu irmão pedindo resgate
A tia de Iago, Virgínia, relatou que a família viveu momentos de desespero: “Começamos uma busca para saber onde ele está, já que não chegou em Montes Claros. Foi uma angústia terrível, de madrugada para tentar achá-lo e conseguir alguma informação. Acionamos bombeiros e IML para tentar encontrar”.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) informou em nota que “oficiou a Polícia Civil de Minas Gerais para priorização das buscas e comunicou o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão”.
Contudo, a família contesta a versão oficial. Valéria, familiar de Iago, afirmou: “Até o momento, ninguém do Ministério entrou em contato com a família ou comigo e divulgou a versão que achou mais conveniente sobre os fatos. Omitindo, inclusive, a informação de como ele foi encontrado pela família”.
Os familiares também questionaram a falta de supervisão adequada, considerando o estado mental em que Iago se encontrava. A Prefeitura de Vespasiano não se manifestou sobre as circunstâncias que permitiram a fuga do paciente da UPA.
Atualmente, Iago encontra-se em um hospital, acompanhado por pessoas de confiança da família.