O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que terá uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (29), após a cerimônia de posse do novo ministro da Secretaria Geral da Presidência. O encontro tem como principais pautas as compensações para o Orçamento dos próximos anos e as negociações com os Estados Unidos sobre questões tarifárias.
Em declaração à imprensa na portaria do Ministério da Fazenda, Haddad demonstrou otimismo em relação às conversas com a Câmara dos Deputados sobre a votação de matérias que possam compensar a frustração fiscal da medida provisória relacionada ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
“Eu estou bastante bem impressionado com a evolução da conversa com a Câmara, sobretudo com o presidente Hugo Motta. Eu penso que o clima está melhorando muito para votar algumas matérias importantes para fechar o orçamento da forma como planejado”, afirmou o ministro.
Quanto à isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5 mil, Haddad garantiu que, mesmo com prazo determinado em lei, o benefício será mantido. “Na verdade, ninguém vai retroceder disso. É que quando se aprova uma lei, se aprova por tempo determinado, por exigência legal”, explicou.
O ministro também mencionou que o relator no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), pretende evitar que o texto retorne à Câmara, limitando-se a possíveis alterações de redação no projeto.