O Partido dos Trabalhadores (PT) moveu uma ação judicial contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) após este afirmar que a sigla recebe financiamento do narcotráfico venezuelano. A declaração foi realizada durante pronunciamento no plenário da Câmara e posteriormente compartilhada no canal do YouTube do parlamentar, que possui mais de 1,26 milhão de inscritos.
A ação, protocolada na 19ª Vara Cível de Brasília, solicita duas medidas principais:
* A remoção imediata do vídeo que contém as alegações
* Uma indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil
Na petição judicial, o PT argumenta que Gustavo Gayer realizou uma “clara difusão de mensagem com conteúdo mentiroso, ofensivo e degradante ao Partido dos Trabalhadores, com o intuito de incitar o ódio e o desprezo público contra o partido”.
O partido destaca que o vídeo em questão já alcançou aproximadamente 130 mil visualizações, sendo impossível determinar o número exato de compartilhamentos realizados até o momento.
De acordo com a legenda, o conteúdo publicado por Gustavo Gayer “incute no imaginário de seus espectadores e espectadoras, sem se ancorar na realidade, que o Partido dos Trabalhadores compactua com as atividades ilícitas e violentas praticadas por grupo criminoso, sugerindo uma suposta relação de conivência com o narcotráfico internacional”.