A Faixa de Gaza começou a receber caminhões com ajuda humanitária neste domingo (12), marcando o terceiro dia do cessar-fogo estabelecido entre Israel e o grupo Hamas. A operação prevê a entrada de aproximadamente 600 veículos diários carregando alimentos e suprimentos médicos para o território palestino.
O processo de entrada dos caminhões está sendo rigorosamente controlado, com inspeções realizadas pelas forças israelenses na passagem de Rafah, localizada na fronteira com o Egito, ao sul da Faixa de Gaza. A autorização para a entrada dos mantimentos foi concedida após a confirmação da liberação dos reféns, prevista para segunda-feira (13).
O acordo de cessar-fogo faz parte de um plano mais amplo, composto por 20 pontos, proposto pelo presidente dos Estados Unidos. As condições estabelecidas incluem:
* A libertação de 47 reféns mantidos pelo Hamas dentro do prazo de 72 horas após o início da trégua
* Em contrapartida, Israel se compromete a liberar 250 presos previamente listados
* Adicionalmente, cerca de 1.700 palestinos detidos desde outubro de 2023 também serão libertados das prisões israelenses
Para garantir a implementação efetiva do acordo, aproximadamente 200 soldados americanos foram enviados a Israel na sexta-feira (10). Eles serão responsáveis pelo monitoramento do processo e pela criação de um centro de coordenação civil-militar.