Gaza começa a receber caminhões com ajuda humanitária durante o cessar-fogo

Gaza começa a receber caminhões com ajuda humanitária durante o cessar-fogo

Cerca de 600 caminhões com alimentos e suprimentos médicos devem entrar diariamente na Faixa de Gaza durante o período de trégua entre Israel e Hamas

A Faixa de Gaza começou a receber caminhões com ajuda humanitária neste domingo (12), marcando o terceiro dia do cessar-fogo estabelecido entre Israel e o grupo Hamas. A operação prevê a entrada de aproximadamente 600 veículos diários carregando alimentos e suprimentos médicos para o território palestino.

O processo de entrada dos caminhões está sendo rigorosamente controlado, com inspeções realizadas pelas forças israelenses na passagem de Rafah, localizada na fronteira com o Egito, ao sul da Faixa de Gaza. A autorização para a entrada dos mantimentos foi concedida após a confirmação da liberação dos reféns, prevista para segunda-feira (13).

O acordo de cessar-fogo faz parte de um plano mais amplo, composto por 20 pontos, proposto pelo presidente dos Estados Unidos. As condições estabelecidas incluem:

* A libertação de 47 reféns mantidos pelo Hamas dentro do prazo de 72 horas após o início da trégua
* Em contrapartida, Israel se compromete a liberar 250 presos previamente listados
* Adicionalmente, cerca de 1.700 palestinos detidos desde outubro de 2023 também serão libertados das prisões israelenses

Para garantir a implementação efetiva do acordo, aproximadamente 200 soldados americanos foram enviados a Israel na sexta-feira (10). Eles serão responsáveis pelo monitoramento do processo e pela criação de um centro de coordenação civil-militar.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS