O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou um novo recorde de engajamento nas redes sociais com uma foto ao lado do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Segundo levantamento da consultoria Quaest, analisando o período entre 21 e 27 de outubro, a imagem conquistou números expressivos de interação nas principais plataformas digitais.
A fotografia do encontro histórico, que aconteceu em Kuala Lumpur durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), superou até mesmo a famosa foto de Lula de sunga com a primeira-dama Janja, publicada em 2021. Os números impressionam:
* A nova foto recordista alcançou 72 milhões de visualizações, 22 milhões de curtidas, 7,5 milhões de compartilhamentos e 778 mil menções nas plataformas Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e Facebook
* A foto anterior com Janja, também registrada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, havia atingido 65 milhões de visualizações, 4,6 milhões de menções, 19 milhões de curtidas e 7 milhões de compartilhamentos
A análise do sentimento das interações revelou que 54% das menções foram neutras, 26% positivas e 20% negativas. O encontro bilateral entre os presidentes durou aproximadamente 50 minutos e focou principalmente nas discussões sobre tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Fontes do Palácio do Planalto indicam que, apesar da boa receptividade, as negociações para suspender as tarifas ainda devem passar por intensas discussões diplomáticas nas próximas semanas, embora haja expectativa de um desfecho positivo para o Brasil em breve.