A agência turca de gestão de desastres e emergências, Afad, enviará uma equipe especializada para auxiliar nas buscas por corpos soterrados nas ruínas de Gaza, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa da Turquia nesta quinta-feira (16).
A Afad, reconhecida por sua experiência em operações de resgate em condições adversas, designou 81 membros para esta missão humanitária em Gaza, que atuarão sob coordenação do Ministério das Relações Exteriores turco.
“Uma equipe da Afad ficará encarregada de procurar os corpos”, informou uma autoridade turca, acrescentando que “81 membros da Afad já estão no local, sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores”.
A agência possui vasta experiência em operações de resgate, especialmente em cenários de desastres naturais, como demonstrado durante o terremoto que atingiu o sudeste da Turquia em fevereiro de 2023, resultando em mais de 53.000 vítimas fatais.
A Afad tem expandido sua atuação internacional significativamente nos últimos anos, realizando missões humanitárias em mais de 50 países distribuídos pelos cinco continentes, incluindo operações na Somália, Territórios Palestinos, Equador, Filipinas, Nepal, Iêmen, Moçambique e Chade.