Donald Trump criticou a postura do presidente russo Vladimir Putin em relação aos recentes testes de mísseis nucleares, sugerindo que o líder russo deveria focar em encerrar a guerra na Ucrânia. O presidente dos Estados Unidos fez declarações contundentes sobre a situação geopolítica atual envolvendo Rússia e Ucrânia.
Em resposta ao anúncio do Kremlin sobre o teste bem-sucedido de um míssil de cruzeiro com capacidade nuclear, Trump alertou sobre a presença de um submarino nuclear americano próximo à costa russa. O presidente aproveitou para criticar a duração prolongada do conflito na Ucrânia, que já se estende por quatro anos.
“Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem na costa deles, então, quero dizer, ele não precisa percorrer 12,8 mil quilômetros”, afirmou Trump aos repórteres.
“Aliás, também não acho apropriado que Putin diga algo como: vocês deveriam acabar com a guerra, a guerra que deveria ter levado uma semana já está… em seu quarto ano, é isso que vocês deveriam fazer em vez de testar mísseis”, acrescentou o presidente americano.
Trump tem buscado atuar como mediador para um possível acordo de paz na Ucrânia, embora tenha reconhecido que essa tarefa tem se mostrado mais desafiadora do que negociar um cessar-fogo em Gaza.