O Hamas entregou à Cruz Vermelha os corpos de dois reféns israelenses nesta quinta-feira (30), como parte do acordo de cessar-fogo em Gaza. Os corpos serão transferidos para Israel, onde passarão por uma cerimônia militar conduzida pelo Grande Rabino Militar antes de serem enviados para identificação forense.
As Brigadas Ezedin al Qasam, braço armado do Hamas, confirmaram a entrega dos corpos às 16h00 (horário de Gaza). Até o momento, o grupo devolveu 15 dos 28 corpos acordados na trégua, citando dificuldades para localizar e recuperar os restos mortais em meio às ruínas do território palestino.
* O Hamas enfrentou críticas na segunda-feira (27) ao entregar restos parciais de um refém, Ofir Tzarfati, cujo corpo já havia sido previamente devolvido a Israel, o que foi considerado uma violação do acordo.
* Tensões aumentaram quando Israel realizou bombardeios em Gaza na terça-feira (28), após um ataque que resultou na morte de um soldado israelense no sul do território.
* Em resposta, o Hamas adiou a entrega de um corpo programada, alegando “violações” da trégua por parte de Israel. A Defesa Civil de Gaza reportou mais de 100 mortes nos ataques.
O conflito teve início após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, quando 251 pessoas foram feitas reféns e 1.221 pessoas foram mortas em Israel, majoritariamente civis. A subsequente ofensiva israelense resultou em 68.531 mortes em Gaza, principalmente civis, segundo o Ministério da Saúde local, com números validados pela ONU.
Na quarta-feira (29), Israel anunciou a retomada da trégua em Gaza, com o Hamas reafirmando seu compromisso com o cessar-fogo apoiado por Washington e negando envolvimento no incidente que resultou na morte do soldado israelense.