A Coreia do Norte realizou um teste de mísseis de cruzeiro mar-terra em seu litoral oeste, conforme anunciado pela imprensa estatal norte-coreana. O lançamento ocorreu na terça-feira (28), um dia antes da programada visita do presidente americano Donald Trump à Coreia do Sul.
De acordo com a agência de notícias KCNA, os mísseis foram lançados verticalmente e permaneceram em voo por mais de duas horas. O teste foi supervisionado por Pak Jong Chon, vice-presidente do Comitê Militar Central da Coreia do Norte, e não pelo líder Kim Jong Un, que tem sido alvo de interesse de Trump para um possível encontro durante sua visita à região.
Pak enfatizou que a Coreia do Norte está obtendo “sucessos importantes” no desenvolvimento de suas “forças nucleares” como fator de dissuasão bélica. Vale ressaltar que o último encontro entre Trump e Kim Jong Un aconteceu em 2019, na Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias.
Até o momento, Pyongyang não se manifestou sobre a possibilidade de Kim Jong Un aceitar uma nova reunião com o presidente americano.