A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) divulgou uma pesquisa que revela um cenário de cautela nas contratações temporárias para o fim de ano no comércio da capital mineira. Segundo o levantamento, apenas 8,9% das empresas confirmaram a intenção de contratar temporários, enquanto 10,2% ainda avaliam essa possibilidade.
Apesar do baixo percentual de contratações previstas, a CDL/BH mantém uma visão de “otimismo moderado” para o período. Fernando Luiz Cardoso, vice-presidente de Regiões Comerciais e Shopping da entidade, destaca que “na verdade, não são todos os segmentos que são impactados principalmente pelo Natal. Pensando num percentual de 20% das empresas que vão contratar até dois funcionários, é um sentimento positivo”.
A pesquisa, realizada entre 8 de setembro e 5 de outubro com 304 micro e pequenos empresários, revelou dados importantes sobre o cenário comercial:
* Do total de empresas que pretendem contratar, 19,1% planejam abrir até duas vagas temporárias para atender à demanda do último trimestre
* A indicação de conhecidos lidera os métodos de recrutamento com 53,3% das contratações, seguida por redes sociais (20%) e plataformas online de vagas (10%)
* As principais dificuldades apontadas pelos empresários na contratação são a falta de profissionalismo, responsabilidade e motivação dos candidatos
* 51,9% dos empresários consideram alta a probabilidade de efetivação dos funcionários temporários após o período festivo
A CDL/BH destaca que tanto a Black Friday quanto o Natal devem impulsionar as vendas, cada um com suas características específicas. “A Black Friday tem uma consolidação cada vez mais forte no Brasil. As pessoas compram coisas para elas, muitas vezes produtos eletrônicos. Já o Natal é uma data muito presente. As pessoas presenteiam a família, os amigos, e até dentro do trabalho têm aqueles famosos amigo-ocultos”, explicou Fernando.
A entidade ressalta que todas as datas comemorativas de 2025 apresentaram crescimento em comparação ao ano anterior, incluindo Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, indicando uma tendência positiva para o fim do ano.
Fernando Cardoso ainda destaca que o período de contratação temporária beneficia tanto empresas quanto trabalhadores: “Para as empresas, é uma forma de avaliar os profissionais e até expandir a equipe. Para o trabalhador, é um ingresso prático no mercado”.
Em relação às perspectivas para 2026, o vice-presidente da CDL/BH mostra confiança: “Se consolidar uma Black Friday muito boa e um Natal muito bom, 2026 começa com presença forte de busca por mais profissionais. Acho que continua dentro de um ciclo virtuoso”.