Câmara suspende ação contra Gustavo Gayer no STF

Câmara suspende ação contra Gustavo Gayer no STF

Deputados aprovaram por 268 votos a 167 a suspensão do processo que acusa parlamentar de injúria, calúnia e difamação contra senador

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (15) suspender a ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). A decisão foi tomada após votação que resultou em 268 votos favoráveis, 167 contrários e 4 abstenções.

O processo contra Gustavo Gayer teve origem após publicação de um vídeo em suas redes sociais em fevereiro de 2023, no qual dirigiu críticas e xingamentos ao senador Vanderlan Cardoso (GO), ao ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao atual presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e ao STF.

A suspensão foi solicitada pelo partido do deputado e seguiu o parecer do relator, deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que foi previamente aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ). O relator fundamentou sua decisão argumentando que a Constituição garante liberdade de expressão aos parlamentares e que não foram comprovadas as práticas dos crimes alegados.

A ação, que tramita na 1ª Turma do STF sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, encontrava-se em fase de alegações finais. Conforme previsto na Constituição Federal, a Casa do parlamentar tem prazo de 45 dias para decidir sobre o prosseguimento ou suspensão de ações penais contra seus membros após o recebimento de denúncia por crime comum.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS