O ministro Guilherme Boulos (PSOL) iniciou uma forte crítica contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pedindo a perda de seu mandato parlamentar. A situação se desenvolveu após declarações do filho do ex-presidente em redes sociais, onde ele caracterizou o Brasil como um “narcoestado”.
A controvérsia se intensificou quando Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde fevereiro, fez uma publicação em inglês no X (antigo Twitter) criticando o Brasil, descrevendo-o como “principal narcoestado da América do Sul, onde traficantes de drogas são apoiados pelo governo federal”.
* Boulos, que deixou seu cargo na Câmara dos Deputados para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, reagiu fortemente às declarações, chamando Eduardo Bolsonaro de “canalha” em uma publicação no X.
* O ministro acusou o deputado de incentivar ameaças dos Estados Unidos à soberania brasileira, especialmente após o encontro bem-sucedido entre o presidente Lula e Trump.
* Eduardo Bolsonaro corre risco de perder seu mandato parlamentar devido ao acúmulo de faltas, já que está nos Estados Unidos desde fevereiro, onde busca fazer pressão junto ao governo de Donald Trump em defesa da anistia aos envolvidos na trama golpista, principalmente seu pai, Jair Bolsonaro.