A cidade de Belo Horizonte ganhou uma nova data comemorativa em seu calendário oficial. O prefeito Álvaro Damião (União Brasil) sancionou na última sexta-feira (24) uma lei que estabelece o “Dia Municipal da Fidelidade Conjugal e do Casamento Monogâmico Cristão”, a ser celebrado em 18 de maio.
A iniciativa partiu do vereador Neném da Farmácia (Mobiliza), que apresentou o projeto à Câmara Municipal. Em sua justificativa, o parlamentar destaca que a data tem como objetivo valorizar a formação familiar tradicional entre homem e mulher.
“Ao instituir essa data, busca-se, principalmente, promover a reflexão sobre o papel essencial da união estável entre um homem e uma mulher, destacando os benefícios sociais dessa forma de relacionamento para a comunidade como um todo. Além disso, pretende-se criar um espaço para incentivar o diálogo sobre as questões relativas à família e ao fortalecimento dos vínculos familiares, promovendo a conscientização sobre a importância da fidelidade, da confiança e da união conjugal”, argumentou o vereador em seu projeto.
Esta é a oitava proposta do vereador Neném da Farmácia aprovada para inclusão no calendário municipal durante seu primeiro ano de mandato na Câmara de Belo Horizonte. A nova data passa a integrar a Lei 11.397/2022, que consolida todas as datas comemorativas do município, tendo recebido 37 alterações apenas em 2025.