O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de mudança brusca de temperatura para Belo Horizonte e grande parte de Minas Gerais, com previsão de frio intenso e chuvas a partir desta segunda-feira (20/10).
A capital mineira e mais de 90% do estado estão sob alerta de chuvas intensas, com uma queda significativa nas temperaturas prevista para os próximos dias. O domingo (19/10) já apresenta instabilidade, com temperatura mínima de 16,9°C e máxima de 24°C.
* A partir de segunda-feira (20/10), BH registrará uma queda brusca na temperatura, com mínima prevista de 10°C, representando uma redução de quase 7°C em menos de 24 horas.
* Na terça-feira (21/10), as temperaturas devem atingir a mínima mais baixa da semana, chegando a 9°C, mesmo com previsão de céu claro.
* O frio deve persistir até pelo menos quinta-feira (23/10), com mínimas em torno de 10°C, especialmente nas primeiras horas do dia.
O Inmet classificou o alerta meteorológico como “Perigo Potencial”, abrangendo 800 municípios mineiros (93,78% do estado). O aviso tem validade das 10h de domingo (19) até as 10h de segunda-feira (20), com previsão de:
* Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
* Ventos intensos variando de 40 a 60 km/h
* Possibilidade de corte de energia elétrica
* Risco de queda de galhos de árvores
* Potenciais alagamentos
* Ocorrência de descargas elétricas
O alerta contempla doze regiões: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste de Minas, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Metropolitana de Belo Horizonte e Noroeste de Minas.