O Atlético Mineiro anunciou oficialmente seu retorno à Liga Forte União (LFU) após deixar o bloco comercial da Libra. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (28), marcando uma mudança significativa no cenário do futebol brasileiro.
Bruno Muzzi, CEO do Atlético, revelou como foi recebida a notícia pelos clubes da Libra. “O Atlético sempre foi muito bem recebido por todos os associados da Libra. A relação, exceto com o Flamengo, que só tumultuou, é muito saudável. Tenho certeza que os clubes da Libra entenderão, nos apoiarão, e eventualmente vão pensar na posição deles”, afirmou o executivo. As informações são da Itatiaia.
* O contrato do Atlético com a LFU terá validade até 2074, embora o clube permaneça vinculado à Globo até 2029, respeitando o acordo vigente.
* Com a chegada do time mineiro, a LFU passa a contar com 34 equipes, incluindo grandes clubes como Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Vasco, Internacional e Botafogo.
* A Sports Media Entertainment adquirirá parte dos direitos econômicos do Atlético relacionados ao Campeonato Brasileiro, sujeito a condições e aprovações necessárias.
Muzzi também destacou as expectativas para o futuro: “O Atlético hoje tem um contrato com a Globo, que já foi negociado. O Atlético respeitará esse contrato de 2025 a 2029. A partir de 2030, em um novo ciclo, aí já dentro dessa negociação coletiva com a LFU, esperamos realmente que os direitos de transmissão sejam bem maiores do que são hoje”.
Vale ressaltar que o Atlético já havia integrado anteriormente a Liga Forte Futebol (LFF), que se fundiu ao Grupo União para formar a atual LFU. A Libra, por sua vez, mantém 13 integrantes, incluindo clubes como Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Bahia e Santos.