A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta quinta-feira a proibição do uso de dois componentes químicos utilizados em esmaltes em gel devido ao risco de desenvolvimento de câncer. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e tem efeito imediato em todo o território nacional.
As substâncias proibidas são o HEMA (Metacrilato de 2-hidroxietila) e o Di-HEMA TMHDC (Metacrilato de Di-hidroxietil trimetil-hexil dicarbamato), comumente encontradas em produtos para unhas em gel. A agência reguladora tomou esta decisão após estudos científicos comprovarem o potencial cancerígeno destes componentes.
* A medida afeta tanto produtos nacionais quanto importados que contenham as substâncias HEMA e Di-HEMA TMHDC em sua composição
* Fabricantes e importadores têm 30 dias para recolher todos os produtos do mercado que contenham estas substâncias
* Estabelecimentos que comercializam estes produtos devem suspender imediatamente a venda e uso destes itens
* Consumidores são orientados a verificar a composição dos produtos em suas embalagens e interromper o uso caso contenham as substâncias proibidas
A Anvisa ressalta que a decisão foi baseada em evidências científicas robustas e segue tendência internacional de maior rigor no controle de substâncias potencialmente nocivas em cosméticos. A agência também estabeleceu um canal de comunicação para dúvidas e denúncias relacionadas a produtos que ainda estejam sendo comercializados irregularmente.