Alambique clandestino é interditado em Juiz de Fora

Alambique clandestino é interditado em Juiz de Fora

Operação Dose Clandestina encontra 8 mil litros de cachaça armazenados irregularmente em estabelecimento sem licença na região do Bairro São Benedito

Um alambique clandestino foi interditado pela Polícia Civil durante a operação Dose Clandestina na região do Bairro São Benedito, em Juiz de Fora. No local, as autoridades encontraram aproximadamente 8 mil litros de cachaça e outras bebidas fermentadas armazenadas de forma irregular, sem controle de qualidade ou autorização sanitária.

A operação revelou graves irregularidades no processo de produção e armazenamento das bebidas:

* Os investigadores descobriram métodos inadequados de envelhecimento artificial da bebida, com a inserção de tábuas, pedaços de madeira e frutas nos recipientes, visando alterar cor, sabor e aroma. Segundo a polícia, essa prática pode resultar na formação de compostos perigosos à saúde, como excesso de metanol.

* O armazenamento era realizado em recipientes plásticos comuns, alguns anteriormente utilizados para combustíveis, sem certificação para uso alimentício e com vedação improvisada, apresentando sinais de sujeira e contaminação externa.

* Nenhum produto possuía rótulo, data de fabricação, validade ou informações de origem, impossibilitando a rastreabilidade e evidenciando a ausência total de controle de qualidade.

O estabelecimento funcionava completamente à margem da lei, sem registro empresarial, alvará de funcionamento ou licenças dos órgãos reguladores como Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura (MAPA).

O proprietário do imóvel, um homem de 50 anos, foi preso em flagrante e conduzido à 5ª Delegacia de Polícia Civil. De acordo com a delegada Bianca Mondaini, ele foi autuado por comercialização de mercadoria imprópria ao consumo, conforme a Lei 8.137/1990, podendo responder ainda por adulteração de produto alimentício e infrações sanitárias, dependendo dos resultados das perícias nas bebidas apreendidas.

A ação resultou na interdição imediata do local e apreensão de todos os recipientes e bebidas encontradas. A Vigilância Sanitária ficou responsável pela remoção e descarte do material, com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do PROCON municipal.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS