Trump e Xi marcam encontro após avanços sobre TikTok

Trump e Xi marcam encontro após avanços sobre TikTok

Presidente americano anuncia reunião com líder chinês após conversa telefônica que abordou futuro do TikTok, comércio bilateral e outros temas globais

O presidente Donald Trump anunciou uma próxima reunião com o presidente chinês Xi Jinping, após uma conversa telefônica que, segundo o líder americano, resultou em “avanços” significativos sobre o futuro da rede social TikTok nos Estados Unidos.

Durante a conversa, que Trump classificou como “muito produtiva”, foram discutidos diversos temas, incluindo comércio bilateral, a guerra na Ucrânia e o tráfico de fentanil. Xi Jinping, por sua vez, enfatizou a importância de resolver a questão do TikTok seguindo as “regras do mercado”.

Encontros Programados

* Os líderes concordaram em se reunir durante a cúpula de países da Ásia e do Pacífico (Apec) na Coreia do Sul, prevista para o final de outubro
* Trump anunciou uma viagem à China programada para o início do próximo ano
* Xi Jinping também deve visitar os Estados Unidos “no momento adequado”, segundo Trump

Negociações sobre o TikTok

* Trump adiou pela quarta vez a proibição da plataforma nos Estados Unidos
* O presidente americano propõe que o TikTok nos EUA seja controlado por “investidores americanos e empresas muito ricas”
* Segundo o The Wall Street Journal, um possível consórcio pode ser formado incluindo a Oracle e dois fundos de investimento da Califórnia

A questão comercial entre as duas potências permanece complexa, com equipes de negociação trocando propostas há meses. No início do ano, ambos os países elevaram significativamente as tarifas recíprocas, afetando as cadeias de suprimentos globais. Um acordo atual, que expira em novembro, estabelece tarifas de 30% sobre importações chinesas nos EUA e 10% sobre produtos americanos na China.

A conversa telefônica também aconteceu após Xi organizar uma cúpula regional com líderes da Rússia e Índia, além de receber Kim Jong Un em Pequim para um desfile militar, eventos que foram criticados por Trump. Em sua rede social Truth Social, o presidente americano fez comentários irônicos sobre esses encontros.

Xi reafirmou que a ligação foi “positiva e construtiva”, mas ressaltou a necessidade de “evitar medidas unilaterais de restrição do comércio para não colocar em risco os avanços conseguidos em diferentes ciclos de negociações”, conforme reportado pela televisão CCTV e agência Xinhua.

Esta foi a segunda conversa entre os líderes desde a posse de Trump em janeiro, mas a terceira no ano. Em junho, Trump já havia mencionado um convite de Xi para visitar a China, tendo também proposto uma visita recíproca aos Estados Unidos.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS