O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou suas críticas contra a energia renovável em nova publicação na Truth Social, declarando que países dependentes de turbinas eólicas enfrentam sérias dificuldades econômicas e sociais.
Na publicação, Trump caracterizou como um “fenômeno incrível” o fato de que “qualquer país que dependa de turbinas eólicas está MORTO”, argumentando que os custos energéticos nesses locais “dispararam e suas populações estão irritadas”.
O republicano também afirmou que as turbinas eólicas “estão matando muitos políticos ruins que estão perdendo seus cargos por causa delas”, mantendo sua postura crítica contra fontes de energia renovável.
Em publicações anteriores na mesma rede social, Trump já havia manifestado sua oposição às energias renováveis. Em 20 de agosto, declarou que os Estados Unidos não aprovariam turbinas eólicas nem energia solar, classificando-as como “golpe do século”. Na ocasião, enfatizou: “Os dias de estupidez acabaram nos EUA!!!”.
Em julho, Trump revelou ter comunicado à União Europeia sua decisão de não implementar turbinas eólicas em território americano, argumentando que estas “destroem a paisagem e são caras”. Na mesma ocasião, defendeu que “energia não tem que ter subsídios, tem que dar lucro”.