Um devastador terremoto atingiu o Afeganistão no domingo (31), resultando em mais de 1.400 mortes e deixando mais de 3 mil pessoas feridas, conforme novo balanço oficial divulgado nesta terça-feira (2). O tremor, considerado um dos mais mortais nas últimas décadas no país, afetou principalmente áreas remotas nas províncias montanhosas.
O terremoto de magnitude 6,0 ocorreu por volta da meia-noite de domingo, impactando severamente as regiões de Nangahar, Kunar e Laghman, localizadas na fronteira com o Paquistão. Desde então, as autoridades têm registrado um aumento constante no número de vítimas.
* A província de Kunar foi a região mais devastada, registrando 1.411 mortos e 3.124 feridos, segundo informações do porta-voz do governo talibã, Zabihullah Mujahid
* Em Nangarhar, foram confirmadas ao menos 10 mortes e centenas de feridos
* Mais de 5 mil residências foram destruídas, e equipes de resgate ainda procuram por desaparecidos entre os escombros
O epicentro do terremoto foi localizado a 27 quilômetros de Jalalabad, capital de Nangarhar, com uma profundidade de apenas oito quilômetros. A baixa profundidade do tremor, combinada com o fato de que a maioria da população afegã vive em casas construídas com tijolo de barro, contribuiu para a extensão dos danos.
A comunidade internacional já começou a mobilizar ajuda humanitária. A ONU disponibilizou cinco milhões de dólares através de seu fundo global de resposta a emergências, enquanto a União Europeia anunciou o envio de 130 toneladas em auxílio humanitário para a região afetada.