O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta terça-feira (16) que as articulações necessárias para a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e envolvidos na trama golpista foram finalizadas. O governador cancelou sua ida a Brasília e afirmou que agora acompanhará a tramitação da pauta no Congresso.
Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio de Freitas explicou sua decisão: “O esforço que tinha que ser feito, foi feito. Falei com alguns líderes e presidentes de partido, e o objetivo era justamente esse que saiu no colégio de líderes de hoje, que é a pauta da urgência, prevista para amanhã. Então vamos agora acompanhar”.
O governador também comentou sobre a visita autorizada ao ex-presidente Bolsonaro, programada para 29 de setembro pelo ministro Alexandre de Moraes. Tarcísio afirmou que manterá a data estabelecida: “Tem uma agenda prevista para o dia 29, foi aquilo que foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, e é nesse dia que vou visitá-lo”.
A decisão de não viajar a Brasília também considera dados recentes da pesquisa Datafolha, que indica que 54% da população se opõe à aprovação da anistia, enquanto 39% se mostram favoráveis. O presidente da Câmara, Hugo Motta, confirmou que a votação da urgência da proposta será tema de discussão entre as lideranças partidárias nesta quarta-feira (17).