STF retoma julgamento da trama golpista com defesas de Bolsonaro e aliados; assista ao vivo

STF retoma julgamento da trama golpista com defesas de Bolsonaro e aliados; assista ao vivo

No primeiro dia de julgamento, Moraes criticou a ofensiva antidemocrática e PGR apresentou provas para defender a condenação dos réus

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3 de setembro) o julgamento que apura a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus em uma suposta trama golpista. A sessão prossegue com as manifestações das defesas do ex-ministro Augusto Heleno, do próprio Bolsonaro e dos ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.

No primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, apresentou o relatório e criticou a ofensiva antidemocrática. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, reforçou a acusação e defendeu a condenação dos réus.

Nesta quarta, a sessão da Primeira Turma será apenas no horário da manhã, das 9 horas às 12 horas. 

Acompanhe ao vivo:

Principais pontos do processo:

* O ministro Alexandre de Moraes destacou a descoberta de uma “verdadeira organização criminosa” que teria tentado coagir o STF e submetê-lo “ao crivo de outro Estado estrangeiro”

* O procurador Paulo Gonet argumentou que a tentativa de golpe não necessita de uma “ordem assinada pelo presidente” e que toda a ofensiva foi “documentada” pelos acusados

* Documentos encontrados com os investigados previam “medidas de intervenção inaceitáveis constitucionalmente”, incluindo possíveis prisões e substituição de titulares de cargos públicos

A defesa de Bolsonaro solicitou a anulação da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid e alegou ausência de provas contra o ex-presidente. Argumentou ainda que a transição de governo ocorreu de forma pacífica e que as críticas ao sistema eletrônico de votação eram apenas “manifestação de opinião política”.

O processo representa um marco histórico, podendo resultar na primeira condenação de integrantes das Forças Armadas por atentado à democracia. Os réus respondem por cinco crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Na próxima semana, os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux iniciarão a fase de votação, começando pelo voto do relator, quando decidirão sobre possível condenação e penas aplicáveis aos réus.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS