STF julga Bolsonaro a partir desta terça (02)

STF julga Bolsonaro a partir desta terça (02)

Primeira Turma do STF inicia julgamento do ex-presidente na próxima terça-feira sob condução do ministro Cristiano Zanin

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciará na próxima terça-feira, 2, o julgamento do ex-presidente Bolsonaro e outros sete réus. O processo será conduzido pela Primeira Turma do STF, sob presidência do ministro Cristiano Zanin.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) organizou os 34 denunciados em núcleos distintos, sendo o primeiro composto pelos principais envolvidos, incluindo o ex-presidente Bolsonaro e seu vice, Braga Netto.

Programação do Julgamento

* A sessão inicial será aberta pelo presidente Cristiano Zanin, seguida pela apresentação do relatório pelo ministro-relator Alexandre de Moraes, que compilará todas as provas coletadas durante a investigação.

* O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá uma hora para realizar a sustentação oral de acusação, seguido pelos advogados de defesa de cada réu, que também terão uma hora cada.

* O julgamento tem previsão total de 27 horas de duração, sendo 19 horas dedicadas aos votos dos ministros e o restante às sustentações orais.

O processo está programado para ocorrer em cinco sessões, distribuídas nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. A conclusão do julgamento poderá acontecer antes do previsto, dependendo do andamento das sessões.

Existe a possibilidade de atraso caso algum ministro solicite vista durante o processo. O ministro Luiz Fux já manifestou que não pretende fazê-lo, embora reconheça ser uma possibilidade. Caso ocorra, o pedido de vista pode estender-se por até 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias, o que poderia adiar o julgamento para o início de 2026.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS