O Senador, Rodrigo Pacheco (PSD), manifestou-se neste domingo (7) em defesa da união nacional durante as celebrações do Dia da Independência do Brasil, ao mesmo tempo em que fez críticas diretas a movimentos que ameaçam o Estado Democrático de Direito.
Em sua declaração, Pacheco enfatizou o significado do 7 de setembro como momento de convergência nacional. “O 7 de setembro enseja a união dos brasileiros em torno de temas essenciais, em contraponto a movimentos caducos e delirantes que se prestam apenas a subjugar o Brasil. Não há dois lados quando nos deparamos com tentativas de garrotear a nossa liberdade, o estado democrático e a vida plena em sociedade. Não há dois lados quando se trata da defesa da democracia e da soberania, causas sob as quais tenho a honra de servir, sem hesitação, sem temor”, afirmou o senador.
O pronunciamento ocorre em um contexto de tensão política, especialmente após manifestações realizadas em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, onde Rodrigo Pacheco foi duramente criticado por manifestantes de direita. As críticas concentraram-se principalmente em sua postura em relação ao processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que os manifestantes defendiam.