A Polícia Civil, através da 5ª Delegacia do Denarc (Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico), realizou nesta quinta-feira (4) a Operação Alcance no bairro Dom Bosco, em Belo Horizonte. A ação visou desarticular um núcleo criminoso especializado em lavagem de dinheiro e ocupação de bens.
Durante a operação, um bacharel em direito de 34 anos, que atua como voluntário no juizado de Betim e presta serviços na Vara da Infância e Juventude, foi detido após cuspir no rosto de dois cinegrafistas que cobriam a ação policial. O suspeito pode responder por injúria.
* A operação teve como objetivo cumprir cinco mandados de busca e apreensão contra um grupo criminoso que, segundo as investigações, também atuava no transporte de armas e drogas.
* Durante as buscas, foram encontradas munições em dois endereços diferentes, resultando na prisão em flagrante de dois homens. Um deles tentou reagir durante a leitura do mandado, mas foi contido pelos policiais.
* As residências vistoriadas chamaram atenção pelo alto padrão, conforme destacou o delegado Davi Moraes: “São casas que diferem um pouco, né, do alvo normal de criminalidade.”
O grupo investigado é descrito como a “parte intelectual” da organização criminosa, atuando como “colarinho branco” do narcotráfico. Segundo o delegado Davi Moraes: “Na data de hoje, nós estamos cumprindo cinco mandados de busca e apreensão contra um núcleo criminoso que, segundo as investigações, são responsáveis por lavagem de dinheiro, eh, octação de bens e também favorece o transporte de armas de fogo e de drogas ilícitas.”
As investigações também revelaram uma possível ligação do grupo com um homicídio ocorrido há aproximadamente dois meses, em frente a uma das casas alvo da operação. A vítima tinha antecedentes criminais e fazia parte do núcleo, sendo responsável pela venda e transporte de drogas.
O delegado informou que, no dia anterior, outra operação de grande porte havia sido realizada no mesmo bairro contra outro grupo criminoso, o que pode ter alertado os alvos da atual operação. Até o momento, nenhum veículo foi apreendido e cães farejadores continuam nas buscas.