Papa critica disparidade salarial “escandalosa” em seu aniversário de 70 anos

Papa critica disparidade salarial “escandalosa” em seu aniversário de 70 anos

Em entrevista, Leão XIV aponta que CEOs ganham 600 vezes mais que a média dos trabalhadores; fiéis celebraram a data na Praça de São Pedro

O papa Leão XIV aproveitou seu aniversário de 70 anos, celebrado neste domingo, 14, para fazer uma crítica contundente à desigualdade de renda global. Em entrevista ao portal Crux, o pontífice abordou questões sociais importantes e compartilhou reflexões sobre sua trajetória como líder da Igreja Católica.

Durante a entrevista, que faz parte de sua biografia “Leão XIV: Cidadão do mundo, missionário do século 21”, o papa destacou a crescente disparidade salarial entre executivos e trabalhadores. “Por exemplo, os diretores-executivos, que há 60 anos ganhavam de quatro a seis vezes que os trabalhadores, agora, segundo as últimas cifras que vi, ganham 600 vezes mais que a média dos trabalhadores”, afirmou o pontífice, mencionando inclusive o empresário Elon Musk, que caminha para se tornar o primeiro trilionário da história.

Robert Prevost, que também celebra seu aniversário de 70 anos no mesmo dia, compartilhou suas experiências como líder mundial: “O aspecto totalmente novo desse trabalho é ter sido alçado ao nível de líder mundial. É algo muito público, as pessoas ficam sabendo das conversas telefônicas ou das reuniões que tive com chefes de Estado do mundo todo. Estou aprendendo muito sobre como a Santa Sé teve um papel no mundo diplomático por muitos anos. Tudo é novo para mim”.

A Praça de São Pedro foi palco de uma significativa demonstração de carinho dos fiéis, que se reuniram para celebrar o aniversário do papa. Com alegria, Leão XIV se dirigiu aos presentes: “Meus queridos, parece que vocês sabem que completo 70 anos hoje”, e acrescentou: “Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em suas orações”.

Apesar da data especial, o Vaticano optou por não organizar eventos oficiais para celebrar o aniversário do papa, que conduziu uma missa dedicada aos mártires do século XXI, mantendo seu compromisso com as atividades pastorais regulares.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS