O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), enfatizou a importância da democracia durante evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (4/9). O senador destacou que o país atravessa um “momento muito importante da vida nacional”.
Em seu pronunciamento, Rodrigo Pacheco ressaltou que “Nada é mais importante e mais capaz de nos unir, todos nós, com as nossas diferenças, com as nossas divergências, do que a defesa da democracia do nosso país”. A declaração ocorre em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), embora não tenha feito menção direta ao caso.
Durante o evento, o senador, que é considerado possível pré-candidato ao governo de Minas Gerais, aproveitou para criticar o atual governador Romeu Zema (Novo), que não compareceu à cerimônia. Pacheco contestou especialmente a declaração polêmica de Zema que comparou moradores de rua a carros mal estacionados que precisam ser guinchados. Em resposta, afirmou que “Elas (as pessoas em situação de rua) têm que ser tratadas pelo poder público, por aquelas pessoas que estão na política para fazer o bem”.
O presidente do Senado também comentou sobre questões de infraestrutura da capital mineira, especialmente sobre o Anel Rodoviário, recentemente transferido para a administração municipal. Dirigindo-se ao prefeito Álvaro Damião (União Brasil), Pacheco destacou que “Está nas mãos dele a solução que nós mais aguardamos em termos de infraestrutura de Belo Horizonte, que é o Anel Rodoviário”.