Netanyahu diz que guerra em Gaza pode acabar “imediatamente” se Hamas aceitar proposta dos EUA

Netanyahu diz que guerra em Gaza pode acabar “imediatamente” se Hamas aceitar proposta dos EUA

Declaração foi feita após Israel bombardear alvos no Qatar em busca de líderes do grupo, em resposta a ataques recentes

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou nesta terça-feira (9 de setembro) que a guerra em Gaza pode ter um fim imediato se o Hamas aceitar a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos, enquanto Israel realiza novos ataques contra alvos do grupo em Doha, Catar.

Netanyahu fez o pronunciamento durante um evento na embaixada americana em Jerusalém, após Israel ter realizado ataques a edifícios residenciais em Doha, visando líderes do Hamas. Os ataques foram uma resposta aos tiroteios realizados pelo grupo em 7 de outubro de 2023 e na segunda-feira (8) em Jerusalém.

* Em declaração conjunta, Netanyahu e o Ministro da Defesa Israel Katz informaram que ordenaram às agências de segurança que se preparassem para atacar líderes do Hamas.

* As autoridades israelenses identificaram uma “oportunidade operacional” na terça-feira e, com apoio dos líderes da defesa, autorizaram os bombardeios.

* As Forças de Defesa de Israel e a Inteligência de Israel (Shin Bet) foram notificadas do plano na noite de segunda-feira (8).

* Os Estados Unidos também foram informados previamente sobre a operação.

“Israel aceitou os princípios, a proposta apresentada pelo presidente Trump para colocar fim à guerra, começando com a libertação imediata de todos os nossos reféns”, afirmou Netanyahu durante seu pronunciamento.

O Hamas assumiu a autoria do tiroteio em Jerusalém horas antes do ataque israelense em Doha, confirmando as justificativas apresentadas por Netanyahu e Katz para a realização da operação militar.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS