MP recorre contra redução de pena no caso Boate Kiss

MP recorre contra redução de pena no caso Boate Kiss

Ministério Público do RS busca restabelecer condenações originais do Tribunal do Júri de 2021 para os quatro réus do incêndio que matou 242 pessoas

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) apresentou um recurso ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) contestando a decisão que reduziu as penas dos quatro condenados pelo incêndio da Boate Kiss, tragédia que vitimou 242 pessoas e feriu outras 636 em Santa Maria, em janeiro de 2013.

A procuradora de Justiça Flávia Mallmann declarou que “o Ministério Público não se conforma com a decisão da 1ª Câmara Criminal Especial que diminuiu as penas dos réus”. O órgão busca restabelecer as condenações aplicadas pelo Tribunal do Júri em dezembro de 2021 e, caso necessário, pretende levar o caso aos tribunais superiores.

Redução das Penas

* A 1ª Câmara Especial Criminal do TJRS manteve a validade do júri, mas reduziu as penas dos réus por unanimidade
* Elissandro Callegaro e Mauro Hoffmann tiveram suas penas reduzidas para 12 anos de reclusão
* Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão receberam penas de 11 anos de reclusão
* Após a readequação, os condenados obtiveram autorização para progressão ao regime semiaberto

Manifestação e Protestos

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) protestou contra a decisão instalando um banner no local do futuro memorial às vítimas. A imagem, assinada pelo cartunista Carlos Latuff, retrata uma figura ajoelhada segurando uma lápide com os dizeres “Vítimas da Boate Kiss”, com um malhete do TJRS cravado em suas costas.

Histórico do Caso

O caso passou por diversas instâncias judiciais. Em agosto de 2022, o julgamento chegou a ser anulado pelo TJRS, mas foi posteriormente restabelecido pelo ministro Dias Toffoli, do STF. Em fevereiro de 2023, a Segunda Turma do STF formou maioria para manter a condenação e prisão dos réus.

A tragédia da Boate Kiss ocorreu quando um show pirotécnico da banda que se apresentava atingiu o revestimento de espuma do teto, gerando fumaça tóxica que causou a morte de centenas de pessoas por asfixia. Muitas vítimas, em desespero, tentaram escapar pelo banheiro do estabelecimento.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS