Uma intensa massa de ar seco deve provocar um aumento significativo nas temperaturas em Minas Gerais, com possibilidade de registrar a maior temperatura do ano no domingo (21) ou segunda-feira (22). Em Belo Horizonte, os termômetros podem ultrapassar os 35°C, superando a máxima atual de 33,8°C registrada em 22 de janeiro.
De acordo com Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno afetará diversas regiões do estado. “Todas essas regiões devem apresentar temperaturas mais elevadas, com 3° a 5°C a mais do que o normal para o mês de setembro”, destaca o especialista.
* No sábado (20), Belo Horizonte manterá o padrão atual de temperaturas, com mínima de 16°C e máxima de 32°C
* O pico do calor está previsto para domingo (21) e segunda-feira (22), quando as temperaturas podem ultrapassar os 35°C
* Na terça-feira (23), há previsão de pancadas de chuva e trovoadas, com queda de 6°C a 10°C nas temperaturas
O fenômeno atingirá não apenas a capital, mas também cidades da região metropolitana, Sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Apesar da intensidade do calor, o meteorologista do Inmet esclarece que ainda não há confirmação de uma onda de calor para a capital mineira, caracterizando o fenômeno apenas como um período de calor acentuado e baixa umidade.