O senador Marcos do Val (Podemos-ES), atualmente afastado do mandato por questões de saúde, causou polêmica ao publicar um vídeo nas redes sociais alegando ter participado de uma “reunião secreta” com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, em 2024.
No vídeo, que já foi removido das redes sociais, o parlamentar fez diversas alegações sobre um suposto encontro com o ministro Fux, descrevendo-o como “excelente” e caracterizando o magistrado como uma pessoa “humana e justa”.
* O senador insinuou ter orientado Fux sobre ações recentes do Supremo, especialmente no processo que investiga oito réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, em suposta tentativa de golpe de Estado.
“Disse a ele o seguinte: converse com os seus colegas ministros sobre a gravidade dos crimes que Alexandre está cometendo (…) caso perceba que de fato vai iniciar uma mudança de rumos da sua postura dentro do STF, você não entrará na lista que vai ser apresentada onde estarão todos os outros ministros sem visto”, disse na transmissão.
* Marcos do Val afirmou, sem apresentar provas, que teria compartilhado o conteúdo do encontro, supostamente ocorrido em junho, com autoridades americanas durante uma viagem aos Estados Unidos em julho.
* A viagem internacional, realizada sem autorização do STF, resultou em novas medidas cautelares impostas ao senador pelo ministro Alexandre de Moraes.
O parlamentar é investigado desde agosto de 2023 por possível prática de crimes relacionados à obstrução de investigações sobre organização criminosa e incitação ao crime. Em agosto, após pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a maioria das medidas cautelares contra o senador foram suspensas.