Lula defende democracia e critica “falsos patriotas” em discurso na ONU

Lula defende democracia e critica “falsos patriotas” em discurso na ONU

Presidente destaca condenação histórica de ex-chefe de Estado e reafirma compromisso com soberania nacional em pronunciamento oficial

O presidente Lula fez um pronunciamento contundente sobre a democracia brasileira e a soberania nacional, destacando marcos históricos recentes no cenário político do país. Em sua fala, o presidente enfatizou a primeira condenação de um ex-chefe de Estado em 525 anos de história do Brasil.

“Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado a todos os candidatos autocratas e àqueles que os apoiam. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis. Seguiremos como nação independente e como povo livre de qualquer tipo de tutela”, declarou Lula.

O presidente ressaltou que o processo contra o ex-presidente seguiu todos os trâmites legais: “Foi investigado, indiciado e julgado. Responsabilizado por seus atos em um processo minucioso. Teve amplo direito de defesa, prerrogativa que as ditaduras negam às suas vítimas”.

Em seu discurso, Lula também abordou a situação do deputado Eduardo Bolsonaro, que se encontra nos Estados Unidos desde março, onde tem articulado com o governo Trump possíveis retaliações contra o Brasil. O deputado foi recentemente denunciado pela Procuradoria-Geral da República, junto ao blogueiro Paulo Figueiredo, por coação.

“Democracias sólidas vão além do ritual eleitoral. Seu vigor pressupõe a redução das desigualdades, a garantia dos direitos mais elementares”, concluiu o presidente, reforçando o compromisso com os valores democráticos.

Mais notícia no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS