Israel anuncia rota de fuga temporária para palestinos em Gaza

Israel anuncia rota de fuga temporária para palestinos em Gaza

Israel abre corredor temporário na estrada Salah al Din para evacuação de palestinos, enquanto intensifica operações militares na região

Israel anunciou uma nova rota de fuga temporária para os palestinos da Cidade de Gaza, em meio a uma intensificação das operações militares na região. A medida surge após o início de uma grande ofensiva terrestre que visa “eliminar” o Hamas do território.

O Exército israelense iniciou na madrugada de terça-feira uma operação em larga escala contra a Cidade de Gaza, combinando bombardeios aéreos com avanço de tropas terrestres em direção ao centro da principal cidade do território palestino.

* A nova rota de passagem será aberta na estrada Salah al Din, que corta a Faixa de Gaza de norte a sul, permanecendo disponível por 48 horas a partir do meio-dia de quinta-feira (18).

* As Forças Armadas israelenses relataram que “mais de 150 alvos” foram atacados na cidade desde o início da ofensiva terrestre, estimando que entre 2.000 e 3.000 “terroristas do Hamas” estão refugiados no centro da Cidade de Gaza.

* Segundo dados da ONU, aproximadamente um milhão de pessoas residiam no final de agosto no maior centro urbano do território e em suas proximidades. O Exército israelense informou que “mais de 350.000” pessoas já fugiram para o sul.

A comissão internacional independente de investigação da ONU acusou Israel de cometer um “genocídio” em Gaza, atribuindo a responsabilidade ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e outros líderes israelenses. Israel rejeitou “categoricamente o relatório tendencioso e mentiroso”.

“Por que matar crianças que dormiam tranquilamente? Tiramos as crianças em pedaços”, relatou Abu Abd Zaqut, cujo tio residia na área atingida com a família.

A guerra em Gaza, iniciada após o ataque do Hamas em 2023, já resultou em mais de 64.900 mortos em Gaza, majoritariamente civis, segundo o Ministério da Saúde local. O ataque inicial do Hamas havia causado 1.219 mortes em Israel, principalmente de civis.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS