O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira dados que mostram que a taxa de desemprego atingiu 5,6% no trimestre encerrado em julho, registrando o menor índice desde o início da série histórica em 2012. O resultado representa uma queda em relação ao trimestre móvel anterior, quando a taxa estava em 5,8%.
O levantamento revelou que o número de pessoas desocupadas caiu para 6,118 milhões, menor patamar desde o último trimestre de 2013. Em paralelo, a quantidade de trabalhadores ocupados alcançou um número recorde de 102,4 milhões de pessoas.
Um marco significativo foi alcançado com o recorde de trabalhadores com carteira assinada, totalizando 39,1 milhões de pessoas. A pesquisa realizada pelo IBGE considera pessoas com 14 anos ou mais e engloba todas as formas de ocupação, incluindo trabalhos com e sem carteira assinada, temporários e autônomos.
É importante ressaltar que a metodologia do IBGE considera como desocupada apenas a pessoa que está efetivamente em busca de emprego. A pesquisa abrange 211 mil domicílios em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.