Um incidente impressionante foi registrado em uma borracharia em Porteirão, no sul de Goiás, quando o borracheiro Welington Borges, de 51 anos, foi arremessado pela explosão de um pneu de máquina agrícola durante um procedimento de calibragem. O acidente, que foi capturado por câmeras de segurança, ocorreu na tarde de quinta-feira (18).
Apesar da violência do impacto, Welington Borges, que possui 30 anos de experiência na área, não sofreu ferimentos. O profissional explicou que o incidente foi um imprevisto, mesmo tendo seguido todos os procedimentos de segurança adequados.
* O acidente aconteceu quando Welington havia acabado de calibrar o pneu, momento em que ocorreu o que ele denominou de “deslocamento do talão na roda”.
* Segundo o borracheiro, a pressão do ar estava dentro dos limites recomendados: “A gente deixa sempre menos (cheio) para finalizar só quando estiver montado, sempre deixa 15, 20 libras (unidade de pressão) a menos, por segurança.”
* A família de Welington Borges ficou apreensiva ao saber do ocorrido. “A minha esposa e meus filhos ficaram assustados quando souberam. Foi um susto e um livramento mesmo. É muito rápido. Muitas vezes, o pneu que vai estourar dá um sinal. Começa a estalar. E algumas vezes, não. Acontece de repente”, relatou.
O caso serve como alerta sobre os riscos envolvidos no trabalho com pneus. Em julho, um incidente similar em Matrinchã, no noroeste do estado, resultou na morte de um caminhoneiro durante o processo de enchimento de pneu com um compressor em uma oficina mecânica.