Flávio Dino evita antecipar debate da anistia no STF: “Supremo julga a partir de fatos”

Flávio Dino evita antecipar debate da anistia no STF: “Supremo julga a partir de fatos”

Ministro do STF afirma que Corte julga a partir de fatos concretos e não pode antecipar opinião sobre eventual proposta de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino manifestou-se sobre a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, durante sua participação no 16º Congresso Nacional do Ministério Público de Contas em Belo Horizonte.

Em sua declaração, Dino enfatizou que o STF não pode se antecipar sobre eventuais propostas de anistia, ressaltando o papel do Congresso Nacional nessa deliberação. “O Supremo julga a partir de fatos e não pode antecipar uma opinião que não lhe cabe. Na minha condição de Supremo eu não posso externar uma opinião sobre um tema que supostamente ainda estará votado”, afirmou o ministro.

Como integrante da Primeira Turma do STF, responsável pelo julgamento do Núcleo 1 dos investigados pelos atos golpistas, Dino reforçou que o processo segue seu curso normal. “É preciso sempre entender que o Supremo julga a partir de demandas e, nesse caso, houve investigações, há uma ação, o Supremo está julgando nos termos da lei, respeitando o devido processo legal, direito de defesa e, na próxima semana, nós teremos os votos”, explicou.

O ministro destacou que, apesar da repercussão nacional, o processo não apresenta excepcionalidades do ponto de vista jurídico. “Do ponto de vista técnico, jurídico, é um julgamento igual a outras centenas ou milhares que o Supremo já fez. O ambiente de dissenso, de controvérsias, é mais externo. Internamente, reina paz, tranquilidade e serenidade”, ressaltou.

Durante sua participação no evento, Flávio Dino também abordou questões relacionadas ao sistema político brasileiro, especialmente sobre o presidencialismo de coalizão. O ministro apontou que existem ações em tramitação no Supremo, das quais ele é relator, que abordarão essa temática sob a perspectiva da separação de poderes.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS