Ex-presidente da Feam preso em operação afirma ter seguido ordens superiores e que vai ”entregar a turma”

Ex-presidente da Feam preso em operação afirma ter seguido ordens superiores e que vai ”entregar a turma”

PF desmonta esquema de licenciamentos ambientais “comprados” em Minas Gerais; ex-presidente da Feam ameaça delatar colegas após ser preso

O ex-presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Rodrigo Franco, preso pela Polícia Federal na Operação Rejeito desta quarta-feira (17 de setembro), teria dito a um interlocutor, antes da prisão, que “se acontecer algo comigo, vou entregar a turma”. Afastado do cargo no sábado (13), quatro dias antes da ação da PF, Franco declarou ser “pau mandado” e que as “ordens vinham de cima”.

A operação investiga um esquema criminoso envolvendo empresários e servidores de órgãos ambientais para beneficiar a mineração em áreas protegidas, como a Serra do Curral, em Belo Horizonte. A Polícia Federal cumpriu mandados contra Franco, outros quatro servidores da Feam e um do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Segundo as investigações, licenciamentos ambientais eram “comprados”, seguindo a regra de “pagou, licenciou”.

O esquema teria se fortalecido após uma reforma administrativa do governo Zema que, seguindo um modelo similar ao proposto pelo ex-ministro Ricardo Salles, transformou a Feam em um órgão político, desmontou a fiscalização e a transferiu para uma fundação sem servidores de carreira. O estado mineiro enfrenta ainda uma greve dos servidores ambientais há 17 dias, às vésperas da COP-30.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS